A saga do Limão

Olá todo mundo,

Quem já deu uma lida no blog viu esse post , que falava sobre morangos, e agora venho aqui falar sobre limões. Eu sou meio apaixonada por essa frutinha cítrica, que além de vitamina C e vitamina A, é desintoxicante e cura várias doenças.
Enfim, desde pequenina sou apaixonada por limão, adoro essa coisa dele ser azedinho. E no quintal da casa que eu morei quando era pequena, tinha um pé de limão, então isso é meio sentimental pra mim. Adoro também o fato de ele ser universal e de poder ser colocado em quase tudo, doces, salgados, carnes, peixes... Tudo!





Mas o que eu quero falar mesmo, é que sou apaixonada por Torta de limão, sim essa bem aqui ó:

Fonte



O fato é que, desde que me mudei de Brasília não conseguia achar a torta perfeita. Lá eu tinha uma Tortteria predileta, e fiquei sentida por não ter uma do lado de cá. Porque sabe, pra torta ser perfeita, a massa tem que ser feita com muito carinho pra não ficar "esfarelenta", e não dá pra usar gelatina no creme porque aí ele perde a famosa malemolência natural. E o suspiro tem que ficar queimadinho pra ficar bonito né?
Procurei em vários lugares, mas geralmente me decepcionava por já manter uma coisa na cabeça. Até minha mãe quando viajava procurava e nada de encontrar uma torta legal.
Acontece que depois de quase dois anos de procura, em todas as padarias, mercados e lojinhas, minha sogra achou em outra cidade, que contou pro meu namorado, que me levou lá. Imaginem aí minha felicidade. Comi até devagar a dita cuja:


Apenas 4,00 reais essa maravilha! Baba aí.



Vejam, pode-se diferenciar as camadas, o creme não está amarelado e durinho, nem falta o suspiro, que tem uma cor dourada maravilhosa. O azedinho podia ser sentido, até deu aquela sensação de "quase dor", aquele belisco no final da orelha, já sentiu isso ? O balanço entre o sabor doce, cítrico e crocância estava perfeito. Pela foto perfeita (obrigada Rico) percebe-se a maravilhosa festa gustativa que senti.

É com grande felicidade que declaro que encontrei essa maravilha no centro de Pariquera-Açu, uma cidadezinha boa aqui do Vale do Ribeira. Quem quiser passar lá e conferir, bom proveito.

E para o post não ficar bobão como você está pensando, vou deixar duas receitas rápidas aqui dessa frutinha maravilhosa:

                                               Torta de Limão Fácil Sem Suspiro

Massa:
300 gramas de bolacha de maisena
Manteiga gelada pra dar liga(aprox. 150g)

 Creme:                                                            
 2 Latas de Creme de Leite
 2 Latas de Leite Condensado
 Meia xícara de Limão.

 Bata os biscoitos no liquidificador até virar uma farofa. Mistura a manteiga/margarina                         e forre uma forma, de preferência de fundo falso mas se não tiver, pode ser uma normal mesmo.  Coloque no forno até dourar. ( fique de olho hein.)  Agora enquanto a massa esfria você bate os ingredientes do creme do liquidificador  e depois é só colocar na forma, e direto  pra geladeira. Aí é esperar endurecer e  TÁ  PRONTO PRA DEGUSTAÇÃO.


                                               Biscoito de Limão Mais fácil do Mundo.

2 xícaras de farinha de trigo.
1 xícara de açúcar.
1 xícara de margarina. (gelada)

Mistura todos ingredientes até forma uma massa maleável e homogênea. Faça bolinhas e coloque no forno por mais ou menos 20 minutos, ou até dourar. TARAM prontinho!!

*Vai bem com leite e chás.


Fácil né? São receitas fáceis e saborosas, que adoçam a vida e viciam se não tiver cuidado. rs
Então, adiciona um pouco de limão na vida e seja feliz! Por hoje é isso pessoal. Beijocas e fiquem bem!





ABRAÇO AO MEU LIMÃO FAVORITO, MINHA MELHOR AMIGA ANA BJS














Comentários

  1. Adorei o cachorrinho brincando com o limão! Que fofo! Também adoro torta de limão, já fiz bastante e minha sobrinha ama e sempre pede para eu fazer. O problema é que o "sempre" é só quando a gente se encontra, já que moramos em estados diferentes. Não faço aqui porque o namorido só come doces e sobremesas com chocolate. Mas qualquer hora vou fazer para os sogros, que estão ficando mais tempo na praia, pertinho da gente. Ontem, levei pão de banana, outra coisa que o Leonardo não come. Faço essas coisas quando tenho a chance de repartir com alguém. Outra torta que amo e quero tentar fazer, é como se fosse a torta de limão, mas a massa é feita com bolacha negresco, tu conheces? Comi na cidade dos meus sogros, em Nova Petrópolis e amei! Sempre que vou lá, peço uma fatia, mas quero tentar fazer, um dia... Bjinhos doces ou azedos, mas com gosto de limão, já que gostas tanto!

    ResponderExcluir
  2. Ei eu não tinha visto, vou tentar fazer essa semana hein!! Obrigada pela dica *-*
    beijos de limão *-*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas